domingo, 5 de agosto de 2012

Pirâmides Alimentares

Os guias alimentares mais conhecidos são as pirâmides alimentares. As pirâmides alimentares são esquemas gráficos que distribuem os tipos de alimentos e as quantidades que cada um deve ser ingerido nas refeições diárias, servindo então como um roteiro para uma alimentação balanceada.
 Os primeiros guias alimentares surgiram na década de 70. Os esquemas, desde então são atualizados conforme as descobertas dos nutricionistas. A primeira pirâmide alimentar surgiu em 1992 e, apesar de estar um pouco desatualizada, continua sendo um dos guias mais confiáveis que existem.
A pirâmide demonstra que devemos comer de 5 a 9 porções de carboidratos (pães, cereais, arroz e massas), 3 a 5 porções de verduras e legumes, 2 a 4 porções de frutas, 2 ou 3 porções de leite e derivados, 2 ou 3 porções de carnes, aves, peixes, ovos, castanhas e feijões e restringir o consumo de gorduras, azeites e doces. Existem outros tipos de pirâmides, como a pirâmide de Harvard que inclui os exercícios físicos diários e o controle de peso na base da pirâmide. O uso de complexos vitamínicos e o consumo moderado de álcool são citados na Pirâmide de Harvard, pois podem ser benéficos, de acordo com as características do indivíduo, como sexo, idade e avaliação médica.
Pirâmide Alimentar: originalmente, criada em 1992 pelo Departamento de Agricultura norte-americano.

Pirâmide de Harvard: criada em 2002. Observe a importância do exercício físico e do controle de peso que formam a base da pirâmide de Harvard.

Fonte: Almanaque Abril 2009- Editora Abril

Al Haryan-2372

Nenhum comentário:

Postar um comentário