quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Doenças causadas por má alimentação


                                                Colesterol Alto
  O colesterol em excesso vai se depositando na parede dos vasos e oxidando.Esse acúmulo altera o endotélio, que é a camada que recobre internamente as artérias,facilitando o depósito de outras substancias,como cálcio e fibrina.O resultado é a temida placa ou ateroma,recheada de gordura por dentro.A pressão exercida sobre ela é tão grande que provocar uma inflamação e até o seu rompimento.

 Nos dois casos há perigo de infarto ou derrame à vista: seja pelo próprio aumento da placa ou pelo coágulo que surge de um rompimento, a passagem do sangue pode ficar completamente obstruída



                                                 Gastrite
A gastrite é a inflamação da camada de tecido mais superficial que reveste o estômago, chamada de mucosa gástrica. Essa inflamação desenvolve-se como resposta normal do organismo quando ocorre agressão a sua integridade

Diabetes 
O Diabetes é uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos. A insulina é produzida pelo pâncreas e é responsável pela manutenção do metabolismo da glicose. A falta desse hormônio provoca déficit na metabolização da glicose e, consequentemente, diabetes. Caracteriza-se por altas taxas de açúcar no sangue (hiperglicemia) de forma permanente.
                                              Hipertenção
A hipertensão ocorre quando os níveis de pressão arterial encontram-se acima dos valores de referência para a população em geral. Podemos citar como causas da hipertensão a obesidade, consumo excessivo de álcool, sal em excesso, tabagismo, sedentarismo e fator hereditário. Esta doença é um dos principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares.
Assim como as demais doenças citadas acima, para controlar a pressão arterial é fundamental ter uma alimentação balanceada, praticar exercícios e diminuir o consumo de sódio, ou seja, o sal de cozinha e alimentos ricos em sódio, por isso fique atento nas embalagens dos alimentos. Os alimentos industrializados geralmente são ricos em sódio.
Como os leitores puderam observar a alimentação é algo essencial no combate destas doenças e outras que não foram citadas, por isso se faz necessário a conscientização de todos para uma vida mais saudável.
schmitt 2737

Nenhum comentário:

Postar um comentário